INTRODUÇÃO
O lixo é um grave problema em nossa sociedade. Produzimos muitos resíduos diariamente e nem sempre estes vão para o destino final mais apropriado, que é o aterro sanitário. Você sabia que muitos materiais que consideramos lixo podem ser reutilizados? Pois é! Vamos aprender um pouco mais sobre a questão do lixo, suas utilidades e o que podemos fazer para melhorar nossa qualidade de vida.
TAREFA
1. Assista ao vídeo do You Tube http://www.youtube.com/watch?v=Rw7W6ARFCFU que trata da temática LIXO e da diferença entre aterro sanitário e lixão, feito por alunos de um determinado colégio.
2. Após assistir ao vídeo, poste um comentário sobre o que assistiu.
3. Anote das partes do vídeo que achou interessante.
4. Vamos criar alguns grupos para facilitar a produção. Crítica construtiva sugestões e opinião à cerca do tema.
5. Assistir a exibição de slides que a professora passará no Datashow sobre alguns conceitos teóricos relacionados ao tema lixo. (O que é lixo, aterro sanitário, coleta seletiva, reciclagem, 3R, a coleta de lixo em nossa cidade, órgão responsável, etc.).
6. Após explanação, todos deverão em dupla sentar no Laboratório e fazer um levantamento de sites que tratem sobre o assunto lixo, anotar e indicar para os colegas e a professora.
7. Agora é hora de produzirmos... Mais um pouco, é claro! Sei que já aprenderam bastante coisa até aqui. Sendo assim, vamos eleger algumas vertentes do tema que trabalhamos para produzirmos uma síntese usando o Office (editor de texto).
Sugestão: ●O Lixo no Brasil
●A Coleta Seletiva
●Reciclagem
●Reutilização criativa de materiais
● Limpeza Pública
9. Postar no blog o resumo.
8. A partir do texto elaborado, bolar uma forma criativa de apresentar para a turma o que produziram.
10. Apreciação das apresentações da turma.
PROCESSO
►Questionar os alunos a respeito do lixo em nossa cidade, a fim fazer um levantamento prévio à cerca de seus conhecimentos sobre a temática.
►Conduzir os alunos até o Laboratório de Informática para assistirmos o vídeo.
►Ainda no laboratório pedir que executem a tarefa de número 2.
►Roda para discussão sobre o vídeo. Orientá-los a anotar as partes que julguem interessantes. Caso seja necessário, rever o vídeo para serem precisos nas anotações e colocações.
► Passar slides no Datashow preparados previamente.
►Divididos em dupla orientá-los a pesquisa proposta no item 6. A pesquisa deve ser sempre orientada e quando necessária conduzida pela professora. Para os alunos com mais dificuldade em encontrar sites com conteúdos que colaborem de forma consistente no seu trabalho, a orientadora pode sugerir ou até fornecer alguns endereços que tratem da temática.
►Enviar para os colegas por e-mail em lista de discussão da turma
►Produção textual orientada diretamente no computador.
►A professora deve estar atenta para que todos os alunos participem das etapas.
►As apresentações podem ser em forma de teatro, música, poesia, animação no computador, áudio, vídeo, etc. Deve ficar a critério das equipes.
RECURSOS
- Datashow, Laboratório de informática, internet.
AVALIAÇÃO
Serão observados o interesse, a participação e o envolvimento dos alunos na atividade proposta. A auto-avaliação ao final do processo também será de grande valia para a finalização das atividades.
CONCLUSÃO
Minha intenção era fazer vocês pesquisarem sobre um tema atual e que atinge direta ou indiretamente toda a população de nosso país. O lixo e seu destino é um problema grave e que aos poucos pode ser amenizado com atitudes individuais e principalmente as coletivas como as nossas depois da realização deste trabalho. Nosso país já está começando a tomar o rumo certo em relação ao reaproveitamento das garrafas pet e na reciclagem do alumínio, mas ainda precisa da nossa colaboração para mudar algumas atitudes que agridem seriamente o meio ambiente.
CRÉDITOS
Webquest produzida pela professora Manuela Santana dos Santos
Esta webquest pode ser utilizada para trabalhar com alunos do ensino fundamental e foi produzida como atividade avaliativa do Módulo V – Práticas Pedagógicas e TIC.
You Tube http://www.youtube.com/watch?v=Rw7W6ARFCFU